DESCONTINUIDADE NA APLICAÇÃO E PROGRESSÃO DE CONTEÚDOS DE INGLÊS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • João Queiroz FERNANDES NETO

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir os resultados decorrentes de um estudo de caso abordado em dissertação de mestrado sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública (EP) com relação ao desenvolvimento de conteúdos no ensino médio (EM). O objeto do estudo é caracterizado pela ocorrência de descontinuidade na aplicação e progressão do ensino da disciplina, que pode prejudicar o cumprimento do planejamento pedagógico do professor e potencializar a fragmentação do aprendizado dos alunos ao longo dos anos escolares. A ocorrência da descontinuidade foi analizada a partir das dimensões correspondentes a sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. No estudo, caracterizado como pesquisa qualitativa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, questionários e narrativas. A ocorrência da descontinuidade foi investigada através do EM considerando-se os fatores apontados por Tyler (1949) como determinantes para a execução do currículo, como a progressão dos conteúdos ao longo das séries, a sequência destes em relação aos anteriores e posteriores e a integração destes com as demais áreas do conhecimento. No estudo também procurou-se apontar as principais causas do problema de pesquisa em relação à organização e sistematização dos conteúdos escolares e as situações que a favoreceram.

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