https://linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/issue/feedRevista Linguasagem2024-10-23T14:48:08+00:00Roberto Leiser Baronaslinguasagem@ufscar.brOpen Journal Systems<p align="center"> </p> <p><span style="font-weight: 400;">A revista </span><strong>Linguasagem – Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem - </strong><span style="font-weight: 400;"> é uma realização do </span><a href="http://www.letras.ufscar.br/"><span style="font-weight: 400;">Departamento de Letras</span></a><span style="font-weight: 400;"> e do</span><a href="http://www.ppgl.ufscar.br/"> <span style="font-weight: 400;">Programa de Pós-Graduação em Linguística</span></a><span style="font-weight: 400;"> da </span><span style="font-weight: 400;">Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Entre os principais objetivos do periódico científico estão: </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Divulgar por meio de linguagem acessível, as pesquisas realizadas e em andamento por docentes e alunos do DL e do PPGL e de demais profissionais da linguagem de outros centros nacionais e internacionais, para promover a melhoria da educação científica na sociedade brasileira;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Oferecer aos alunos do ensino fundamental e médio acesso aos conhecimentos científicos das ciências da linguagem e criar um espaço de interação entre pesquisadores e leitores, especialmente os jovens, para promover debates sobre questões científicas da linguagem;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Contribuir para reduzir o preconceito e o prescritivismo em relação à língua portuguesa e suas variedades, além de promover estudos sobre o plurilinguismo brasileiro para valorizar e preservar as mais de 200 línguas faladas e escritas no país.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Possibilitar aos professores de Língua (materna e estrangeira) acesso a pesquisas na área de linguagem, bem como material didático derivado dessas pesquisas, com o objetivo de revisar sua prática pedagógica no tocante ao ensino de línguas, ainda calcado fortemente no viés prescritivista e preconceituoso;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Se tornar espaço de divulgação dos eventos nacionais e internacionais que ocorrem anualmente na linguística.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">ISSN - 1983-6988</span></p>https://linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1732Apresentação Número Temático - Historiografia Linguística2024-10-03T14:58:42+00:00Olga Coelhoolgafc@usp.brBruna Polachinibpolachini@gmail.comJulia Lourençojuliajlc@gmail.com<p>Este número especial da <em>Linguasagem</em> é destinado aos estudos em historiografia linguística. Tal número procura atender a um já notável processo de especialização da historiografia, especialidade cujas/cujos pesquisadoras/pesquisadores, por um lado, se mantêm ainda bastante afinadas/afinados quanto a pressupostos teóricos e metodológicos, porém, por outro lado, experimentam o exame de objetos que exigem olhares particularizados e treinados para especificidades do saber linguístico que emerge e se desenvolve sob variadas contingências históricas. </p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1685“A história da Linguística é furada”2024-02-21T21:55:02+00:00Silvana Silvassilvana2011@gmail.com<p>Esta Entrevista busca elucidar ao leitor, em especial ao linguista, alguns aspectos da produção editorial da tradução de <em>Linguística e Comunicação </em>(1976), de Roman Jakobson, a partir da Entrevista com seu tradutor, o Professor Izidoro Blikstein. Além desse objetivo, almejamos também compreender alguns aspectos da organização institucional da Linguística no Brasil na década de 1960 a 1970, período de disciplinarização da Linguística em nosso país.</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1686O gênero dos pronomes demonstrativos isto, isso e aquilo:2024-02-21T19:31:11+00:00Rogerio Cardosorogerackbar@gmail.com<p>O presente artigo visa a uma análise histórica e historiográfica dos pronomes demonstrativos <em>isto, isso </em>e <em>aquilo</em>. Pela perspectiva histórica, busca-se evidenciar que tais demonstrativos são resquícios diacrônicos de formas neutras latinas, coligindo para esse fim informações constantes em obras de relevo da Linguística Histórica. Pela perspectiva historiográfica, analisam-se 16 gramáticos lusófonos de variadas épocas, a fim de descrever e interpretar indutivamente as escolhas classificatórias de cada autor. Ao todo, quatro gramáticos os classificam como masculinos, cinco como neutros, um como palavras de gênero indeterminado, enquanto os demais nada informam sobre o assunto. O equilíbrio desses números prova o quão controvertido tem sido o tema ao longo da gramaticografia portuguesa, mesmo entre gramáticos coetâneos.</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1678AS PROPOSTAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS NAS NOTAS SOBRE A LINGUA PORTUGUEZA, DE JULIO PIRES FERREIRA (1868-1930)2024-02-21T21:54:20+00:00Fábio Albert Mesquitafabioalbert97@gmail.comFrancisco Eduardo Vieirafeduardovieira@gmail.com<p>Neste artigo, objetivamos analisar as propostas de ensino de português que podem ser identificadas nas duas edições das <em>Notas sobre a Lingua Portugueza </em>(1893, 1894), obra do gramático Julio Pires Ferreira (1868-1930) destinada ao uso escolar dos cursos secundários. Ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística (<em>cf.</em> Koerner, 2014; Swiggers, 2013, 2019), o estudo se realiza a partir da articulação entre os aspectos internos das fontes e o cenário educacional e intelectual do Brasil no final do século 19. A análise dos dados revela que, na reedição da obra, a reivindicação inicial de escolarização dos estudos advindos da linguística histórico-comparativa é substituída pela reprodução dos conteúdos gramaticais tradicionalmente previstos nos programas de ensino e nas gramáticas de feição prática.</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1672ERNESTO FARIA (1906-1962) AND LATIN GRAMMAR TRADITION IN BRAZIL2024-03-05T13:53:41+00:00Leonardo Kaltnerleonardokaltner@id.uff.brMelyssa Cardozo Silva dos Santoscardozomelyssa@id.uff.br<p>Our objective is to discuss the linguistic ideas of Ernesto Faria (1906-1962), a prominent linguist and philologist in Brazil. Faria served as a Latin professor in the State of Rio de Janeiro and authored a considerable number of works on the Latin language and its pedagogy in this context. Among his most notable achievements are two publications he wrote at the peak of his career: <em>Gramática Superior da Língua Latina</em> (Superior Latin Grammar) from 1958 and <em>Introdução à Didática do Latim</em> (Introduction to Didactics of Latin) from 1959. Through these works, Faria delineated the history of Latin grammar in Brazil, a subject we will delve into within this article. We will explore this history through the lens of the concept of linguistic reception, as proposed by Cristina Altman (2018).</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1675Crônica da gramaticografia do espanhol e do português como línguas estrangeiras no Brasil2024-02-27T12:18:19+00:00Leandro Silveira de Araujoaraujols@ufu.br<p>Objetivamos identificar a produção e circulação de gramáticas de espanhol (E/LE) e de Português (P/LE) como línguas estrangeiras no Brasil. Foram consultados os acervos bibliotecários de universidades brasileiras, da Biblioteca Nacional, do Instituto Cervantes, de escolas básicas e o catálogo de editoras nacionais e estrangeiras. As obras encontradas foram analisadas com base em critérios extratextuais (informações sobre autoria, período e local de publicação, edição, etc). No total, foram identificadas 177 gramáticas: 120 de E/LE e 57 de P/LE. Desse total, apenas 45 voltaram-se ao contexto brasileiro e foram publicadas após o ano 2000: 35 de E/LE e 12 P/LE. Embora não alcance uma narrativa historiográfica, o estudo delineia a abrangência da produção de gramáticas de E/LE e P/LE no país e indica espaços para interpretações historiográficas.</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024