GÊNEROS ESCOLARES E ENSINO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE (RE)ESCRITURA TEXTUAL

Autores

  • Dennys DIKSON

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute o conceito de retextualização (MARCUSCHI, 2004), levando em consideração análises de produções textuais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Saloá – PE. Trazemos as relações que são estabelecidas entre escrita-oralidade, oralidade-escrita, escrita-escrita, as noções de retextualização, e quais os aspectos envolvidos nesse processo escrito-escrito ou falado-escrito (KOCH, 2000; MARCUSCHI 2001, 2004; NEVES, 2010; DELL’ISOLA, 2007; VERCEZE & NOGUEIRA, 2005). O nosso foco recai sobre o escrito-escrito, com a intenção de apresentar e refletir sobre as estratégias e operações que ocorrem nos textos dos alunos quando retextualizam em sala de aula, e em que esse movimento de (re)escritura de textos no ambiente pedagógico pode auxiliar na apropriação escrita de diversos gêneros textuais e sua utilidade enquanto recurso pedagógico.

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