INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS INFORMAIS NO ENSINO DE LINGUAGENS
Resumo
As intervenções pedagógicas informais são tratadas nesta pesquisa como aquelas realizadas durante interações professor-aluno que visam explorar as potencialidades do vínculo criado entre esses indivíduos e fomentar a significação reflexiva das suas experiências enquanto sujeitos. Estruturadas sobre o discurso docente, o espaço curricular ocupado pelas Linguagens configura-se como natural para a sua ocorrência. Usando do método da observação, foram registrados textos dos discursos usados por professores de ensino médio da área de linguagens – Português, Produção Textual e Literatura – em uma escola particular de Belo Horizonte-MG, quando realizando tais intervenções. Os resultados foram organizados em seis categorias principais, as quais se referem aos elementos das experiências trabalhadas nas intervenções realizadas: a) autonomia do sujeito e sujeito-aluno; b) a Instituição escola; c) processos avaliativos; d) sala de aula e condução do processo ensino-aprendizagem; e) reflexão sobre o sujeito-professor; e f) autorregulação da aprendizagem. Concluiu-se que: a) tais intervenções são determinantes para caracterizar a proposta pedagógica usada em sala pelo professor; b) quando usadas dentro de um contexto institucional com proposta diversa, podem ser caracterizadas como transgressões criativas; c) o discurso usado nessas intervenções tem alto caráter expressivo, usando frequentemente de figuras de linguagem e estando, portanto, intimamente ligado à área das linguagens.
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