O NARRADOR E SUAS DIFERENTES FACES EM A TORRE DA BARBELA, DE RUBEN A.

Autores

  • Gabriela Cristina Borborema BOZZO UNESP

Resumo

A Torre da Barbela (1966), publicado pelo escritor português contemporâneo Ruben A., pseudônimo de Ruben Alfredo Andresen Leitão, apresenta oito séculos da família Barbela vivendo em uma torre que, no tempo do romance (século XX), configura um monumento nacional português. Os personagens pertencentes a essa família aparecem, neste romance, na forma de fantasmas, que devem levantar ao anoitecer e se recolher ao amanhecer. O presente estudo tem por objetivo apresentar o papel das instâncias narradoras (autor empírico, autor implícito e narrador) na conjuntura do romance A Torre da Barbela, a partir das teorias apresentadas pelos autores Wayne C. Booth (1980), Maria Celia Leonel (2000) e Oscar Tacca (1983), bem como os autores e estudos por eles citados, visando, ainda, a aplicabilidade e análise de tais teorias no romance estudado.

Referências

A., Ruben. A Torre da Barbela. 3. ed. Lisboa: A. M. Pereira, 1966.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: ______. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.197-221.

BOOTH, Wayne C. A retórica da ficção. Tradução de Maria Teresa H. Guerreiro. Lisboa: Arcádia, 1980.

LEONEL, Maria Célia. Os sujeitos que falam: escritor, autor, autor-implícito, narrador. In: Guimarães Rosa: Magma e gênese da obra. São Paulo: Ed. Unesp, 2000. p.67-75.

REIS, Carlos Antônio Alves dos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de Narratologia. Coimbra: Livraria Almedina, 2007.

REIS, Carlos Antônio Alves dos. Estatuto e Perspectivas do Narrador na Ficção de Eça de Queirós. Coimbra: Livraria Almedina, 1975.

TACCA, Oscar. As vozes do romance. Tradução de Margarida Coutinho Gouveia. 2. ed. Coimbra: Almedina, 1983.

Downloads

Edição

Seção

Artigos