A CONFIGURAÇÃO DO SUPORTE INCIDENTAL MESA DE ESTUDO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Alex Caldas SIMÕES UNIFESP
  • Maria Carmem Aires GOMES UFV

Resumo

Já há algum tempo estudiosos das ciências da linguagem (Cf. MARCUSCHI, 2003, 2008; BEZERRA, 2006, 2007; TÁVORA, 2008; SIMÕES, 2010) têm postulado que, de alguma forma, o gênero é afetado pelo suporte e vice-versa. Diante desta prerrogativa, em nossa exposição, pautados no aporte teórico-metodológico da Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF – HALLIDAY, HASAN, 1989; SIMÕES, 2010), configuraremos o suporte incidental mesa de estudo de uma biblioteca pública. De nossa pesquisa, concluímos, primeiramente, que o gênero escolhe o melhor suporte para sua materialização, haja vista a realização de seu propósito social e reconhecimento. Escolhido o suporte, se convencional ou incidental, o gênero passa a se configurar. Concluímos ainda que a configuração do suporte mesa de estudo consiste na eleição dos seguintes elementos gráficos: (a) o componente físico, celulose e madeira; (b) o componente visual (design,) textura lisa e fosca na cor marrom escura, forma retangular (1mX1m), estrutura em madeira, módulo em acabamento liso e fosco em uma montagem composta por baia, superfície plana e pés, e um movimento classificado como móvel e inflexível; e (c) a inexistência de componente discursivo.

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