O DISCURSO POLÍTICO MIDIATIZADO: OS POSICIONAMENTOS DAS REVISTAS VEJA E CARTACAPITAL

Autores

  • Célia Dias dos Santos

Resumo

O discurso midiático ocupa um lugar de destaque na sociedade atual na medida em que exerce determinado papel formador. O discurso jornalístico apresenta-se textualmente pela predominância da narração em terceira pessoa e pelo apagamento das marcas do sujeito da enunciação no enunciado. Esta investigação tem como objetivo compreender a atuação do discurso midiático nas entrevistas impressas veiculadas pelas revistas semanais Veja e Cartacapital, suas estratégias e dispositivos de construção do sentido durante o embate eleitoral de 2010. O objeto de análise são as revistas Veja e CartaCApital, principalmente as entrevistas dos presidenciáveis veiculadas no período de janeiro a setembro de 2010. Objetivamos, em uma análise preliminar, mostrar o posicionamento ideológico das revistas, por meio de suas linhas editoriais, como foi a cobertura de ambos os suportes informativos, quais as posições tomadas por cada um, identificadas a partir da construção de seus discursos

Downloads

Edição

Seção

Artigos