O DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES NA SALA DE INFORMÁTICA: UM ESTUDO DA CONVERSAÇÃO FACE A FACE E SEUS MAL-ENTENDIDOS POR AUSÊNCIA DE INFERÊNCIAS LEXICAIS

Autores

  • Ana Paula de Deus Mesck
  • Silvana Silva

Resumo

A realidade escolar tem muitos desafios. O Brasil ao longo da década de implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.396/96) tem aplicado testes nos alunos da Educação Básica e Superior. Tendo por base os resultados dos estudantes brasileiros e dos estrangeiros em exames de ensino, foi constatada a defasagem dos estudantes brasileiros, principalmente na compreensão leitora; desde então o Ministério da Educação busca medidas que melhorem os índices brasileiros. No resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) divulgado em 20013 , os estudantes brasileiros obtiveram os piores índices. Os alunos com até nove anos de estudo alcançaram 431 pontos sendo que os melhores resultados foram dos finlandeses com 553 pontos4

Downloads

Edição

Seção

Reflexões