O DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES NA SALA DE INFORMÁTICA: UM ESTUDO DA CONVERSAÇÃO FACE A FACE E SEUS MAL-ENTENDIDOS POR AUSÊNCIA DE INFERÊNCIAS LEXICAIS
Autores
Ana Paula de Deus Mesck
Silvana Silva
Resumo
A realidade escolar tem muitos desafios. O Brasil ao longo da década de implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.396/96) tem aplicado testes nos alunos da Educação Básica e Superior. Tendo por base os resultados dos estudantes brasileiros e dos estrangeiros em exames de ensino, foi constatada a defasagem dos estudantes brasileiros, principalmente na compreensão leitora; desde então o Ministério da Educação busca medidas que melhorem os índices brasileiros. No resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) divulgado em 20013 , os estudantes brasileiros obtiveram os piores índices. Os alunos com até nove anos de estudo alcançaram 431 pontos sendo que os melhores resultados foram dos finlandeses com 553 pontos4