COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: CONCEPÇÃO TEÓRICA DE LINGUAGEM ADOTADA PELOS CURRÍCULOS PAULISTAS

Autores

  • Renata ALVES

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e refletir sobre a concepção teórica de linguagem adotada pelos três currículos paulistas desenvolvidos ao longo das últimas décadas e quais implicações didáticas essa provocou à constituição do documento. No que concerne à disciplina curricular LP – Ensino Fundamental Anos Finais – a primeira proposta teve sua primeira versão lançada em 1985 e sua última revisão em 1997; em 2008 foi lançado o Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas tecnologias e, em 2019, com vistas a adequar-se à Base Nacional Comum Curricular, foi lançado o Currículo Paulista. Embora tratem a linguagem enquanto interação e o texto como elemento central no ensino, a construção curricular é realizada de diferentes vieses, provocando distintas abordagens ao ensino de língua portuguesa. 

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2020-11-27

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Artigos