LINGUAGEM E COGNIÇÃO: BREVE DEBATE ACERCA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVA DA LINGUAGEM
Resumo
A relação estabelecida entre a linguagem e a cognição é estreita, interna e de recíproca constitutividade, supõem-se que “não há possibilidades integrais de pensamentos ou domínios cognitivos fora da linguagem, nem possibilidades de linguagem fora de processos interativos humanos.” (KOCH, 2009, p. 32). Sendo assim, compete à Linguística Textual partir em um enfoque sociocognitivo-interacionista, se debruçando sobre uma prospectiva social, com vistas na demanda em que os modos de comunicação tornam-se cada vez mas imprescindíveis e até mesmo determinantes, pela condição de organização cognitiva do mundo (ANTOS & TIETZ, 1997 apud KOCH, 2009, p. 174). Assim, de acordo com esse cenário buscamos explicitar a evolução cultural da geração (e re-geração), organização e transmissão de formas de cognição social e de formas de uso social do conhecimento, inclusive formas de distribuição sócio-comunicativa e cognitiva (ANTOS & TIETZ, 1997 apud KOCH, 2009, p. 174), ou seja, lançar luzes tanto a teoria social quanto a teoria cognitiva, dissertando sob o construto da sociocognição com vistas na Linguística Textual.
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