O DISCURSO DESTRUTIVO DO CAPITAL E A CRISE DA PANDEMIA
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise teórico-discursiva, de base materialista, para compreender formas de imbricamento entre discursos do capital e os discursos de Jair Bolsonaro, enquanto sujeito porta-voz para e sobre a população brasileira e enquanto o responsável pelos negócios da burguesia no Estado.Para tanto, tomamos como fundamentação teóricas os estudos marxistas de Mészáros(2009), as críticas e compreensões sobre sujeito e razão neoliberal de Dardot e Laval(2017) e a categoria analítico-discursiva de porta-voz, de Pêcheux(1990). Nosso material de análise foram discursos proferidos por Bolsonaro, em diversos espaços midiáticos, ao longo da pandemia causada pela COVID-19. Assim, responder a essas questões se faz o principal objetivo deste texto.
Referências
AZEVEDO, G. Até Trump muda discurso sobre coronavírus, e Bolsonaro está isolado no mundo. Brasil de Fato. Opinião. 26/03/2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/03/26/artigo-ate-trump-muda-discurso-sobre-coronavirus-e-bolsonaro-esta-isolado-no-mundo. Acesso em 16 Abr. 2020.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2017.
DOMINIQUE, M. Discurso e Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2015.
________. Análise de textos da comunicação. São Paulo: Contexto, 2008.
HOUBEDINE, J.-L. Quelques questions d’aujourd’hui à propos de la ‘phrase démocratique Psychanalyse et sémiotique, Actes du Colloque de Milan, 1974.
MARX, K. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. [ tradução: Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2013. (Marx-Engels).
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo Cesar Castanheira; Sérgio Lessa. 3. reimpr. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
PÊCHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
________. Delimitações, inversões, deslocamentos. Trad. de José Horta Nunes. In: Cadernos de Estudos Linguísticos, número 19, jul/dez, 1990.
________. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1988.