COVID-19 E A EPIDEMIA DA POLARIZAÇÃO
Resumo
A proposta deste trabalho, inserido na temática “Discurso em Tempos de Pandemia” proposta por evento do LEEDiM UFSCar, é debater a polarização como constitutiva do discurso, porém potencializada em tempos de dificuldades impostas pela pandemia. O trabalho retoma o conceito de interincompreensão, de Dominique Maingueneau, e as discussões de Patrick Charaudeau sobre a manipulação da opinião pública, enfrentando noções como a ordem do possível e do desejável, as matrizes discursivas, passando pela ideia de bode expiatório, vinda à tona pelos ânimos que polarizam. Apresenta a análise de alguns exemplos práticos que põem a polarização em debate, propondo, em conclusão, um lugar de escuta para a polarização, com humildade epistemológica, em nome da preservação de valores fundamentais como a paz.
Referências
“ADUNESP subscreve repúdio à manipulação de dados pelo JN. Reportagem usou dados de empresa ligada a Guedes para atacar servidores”. Nota recebida por e-mail institucional, 12/08/2020.
AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública – como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
DÉCLARATION des Droits de l'Homme et du Citoyen de 1789. Légifrance. Le service public de la diffusion du droit. Disponível em <https://www.legifrance.gouv.fr/Droit-francais/Constitution/Declaration-des-Droits-de-l-Homme-et-du-Citoyen-de-1789> Acesso em agosto/2020.
EXPLICANDO: a próxima pandemia. Série Netflix. Temporada 2, Episódio 4. Estreia: 7 nov. 2019. 21 min. (streaming).
JORNAL Nacional cria fake news para comparar gastos de servidores com Saúde e Educação. Revista Fórum, 11/08/2020. Disponível em <https://revistaforum.com.br/midia/jornal-nacional-cria-fake-news-para-comparar-gastos-de-servidores-com-saude-e-educacao/>Acesso em agosto/2020.
IAMARINO, Átila; BARROS, Daniel Martins de. O novo “normal”. Live no canal “Serrapilheira”, de Átila Iamarino. Apresentada em 29/06/2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6TdayRu8usc> Acesso em agosto/2020.
IAMARINO, Átila; KARNAL, Leandro. O pior lado da Pandemia, com Leandro Karnal. Live no canal “Serrapilheira”, de Átila Iamarino. Apresentada em 25/05/2020. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nfdxqJSswjc> Acesso em agosto/2020.
MAINGUENEAU, Dominique. “Quem fala na pandemia? Notas sobre ethos e porta-voz”. 2020a. Publicado na página do LEEDiM da Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: <https://www.facebook.com/leedim.ufscar/videos/1028161050913072>
MAINGUENEAU, Dominique. Répondre à la peur. Linguasagem, 2020b.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba, Criar Edições. 2005.
MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.
MORAES, Érika de. Ethos da riqueza: caráter e corporalidade da ‘musa das finanças’, Nathalia Arcuri. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 61, p. 1-17, 2019.
OLIVEIRA, Hélio de. “‘Bovid-17’, ‘Comunavírus’ e outras fórmulas discursivas em meio à pandemia”. Publicado na página do LEEDiM da Universidade Federal de São Carlos.
WOLF, Maryanne. O cérebro no mundo digital. Os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Editora Contexto, 2019.