ARGUMENTAÇÃO E POLIFONIA EM DICIONÁRIOS INFANTIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Fundamentado na perspectiva teórica da Semântica Argumentativa, este artigo tem por objetivo analisar o verbete “voto” em diferentes dicionários infantis de língua portuguesa, a fim de verificar, através dos conceitos ducrotianos de polifonia e topos, o modo como o sentido é construído neste tipo de dicionário.
Palavras-chave: Polifonia; Topos; Dicionário infantil; Sentido.
Referências
BARBISAN, L. B.; TEIXEIRA, M. Polifonia: origem e evolução do conceito em Oswald Ducrot. Organon: Revista do Instituto de Letras da UFRGS. Porto Alegre, v. 16, n. 32/33, p. 161-180, 2002.
BIDERMAN, M. T. C.; CARVALHO, C. S. Meu primeiro livro de palavras: um dicionário ilustrado do português de A a Z. São Paulo: Ática, 2005.
CABRAL, A. L. T. A força das palavras: dizer e argumentar. São Paulo: Contexto, 2011.
DUCROT, O. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In: ______. O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.
FERREIRA, A. B. de H. Aurelinho: o dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. Curitiba, PR: Positivo, 2005.
GIACOMOZZI, G. Descobrindo novas palavras: dicionário infantil. São Paulo: FDT, 2005.