CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E AUGUSTO BOAL NO TRABALHO COM O TEATRO EM UMA REDE PROTETIVA ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
Resumo
Apesar de Augusto Boal e Paulo Freire não terem se dedicado aos estudos sobre feminismo e/ou relações de gênero, eles trazem contribuições importantes no que se refere ao trabalho educativo de reconhecimento e superação das opressões dos diferentes sujeitos. Em seus livros, ambos relatam alternativas de emancipação desenvolvidas a partir das experiências adquiridas com diversos grupos com os quais trabalharam. Neste sentido, com o presente artigo, pretendemos analisar como os escritos destes autores podem contribuir para o trabalho educativo com mulheres em situação de violência: poderiam suas teorias e práticas se voltar para a produção do empoderamento das mulheres e do enfrentamento da violência contra elas?
No decorrer do artigo, buscamos responder a essa pergunta, à medida que analisamos os escritos destes dois autores. Também relatamos uma experiência de jovens com o enfrentamento da violência contra as mulheres, na qual o teatro se apresenta como alternativa pedagógica/política, envolvendo os trabalhos educativos e mobilizadores da rede protetiva não especializada “Casa das Mulheres”3 e do movimento social “Levante Popular da Juventude”4, nas cidades de Viçosa e região.
Referências
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BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e palavras. Participação Ana Mª Araújo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
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FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 3ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987
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