ULISSES ÀS AVESSAS: AS MUITAS VOZES E POUCAS MÁSCARAS DO CARNAVAL OBSCURO DA MENTE HUMANA
Resumo
Ulisses , de James Joyce, é um livro formado a partir de pastiches, colagens, tanto no quediz respeito à linguagem, como nas referências e técnicas narrativas. E se a estrutura do romance
é assim, a constituição do eu dos seus personagens também o é. Ele se forma a partir de pedaços
dos outros, e pelos olhos do outro. Sendo assim, a obra possui vários pontos de vista, estes que
são formas distintas de discorrer sobre seus mistérios centrais, e que são fundamentalmente
relacionais. Procurou-se, então, de maneira bem breve e objetiva, estabelecer uma relação entre
essa multiplicidade de olhares e de vozes presentes no romance com a teoria da polifonia, de
Mikhail Bakhtin, como também ao conceito de carnavalização deste mesmo autor. Cabe lembrar
que a preocupação maior deste artigo está focada nas mensagens dos próprios episódios, sendo
meu objetivo com a aplicação das teorias de Bakhtin propiciar um olhar a mais para essas leituras.
Para a análise, utilizarei dois episódios em específico: Nausícaa e Circe, escolhas justificadas pelas
suas singulares vozes e possível aplicação das teorias bakhtinianas. A relação eu - outro presente
nos estudos de Bakhtin, se aplicado a
Ulisses , torna-se, por assim dizer, um problema. Quanto
mais fragmentados estão os eu’s do romance, mais similaridades eles possuem, formando algo
maior, e transcendente.
Referências
AMARAL, Maria de Fátima Carvalho do. Bakhtin e o discurso do romance: um caminho para a
releitura da narrativa brasileira. Dissertação de Mestrado em Letras – PUC-Pelotas, 2000.
Disponível em: <http://www.ucpel.tche.br/poslet/dissertacoes/
Mestrado/2000/Bakhtin_e_o_discurso_do_romance-Maria_do_Amaral.pdf> Acesso em: 21 set.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria da enunciação e problemas sintáticos. In:______. Marxismo e filosofia da
linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo:
Editora Hucitec, 1981.
______. Problemas da poética de Dostoiévski. São Paulo: Forense Universitária, 2008.
______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Ed. Unesp, 1993.
FRANZ, Marcelo. Zoomorfismo e hibridismo humano-animal na ficção: situações e significações. XI
Congresso Internacional da ABRALIC: Tessituras, Interações, Convergências. 13 a 17 de julho de
USP, São Paulo. Disponível em:
<http://www.abralic.org/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/072/MARCELO_FRANZ.pdf.
Acesso em: 20 set. 2010.
JOYCE, James. Ulisses. Trad. Antônio Houaiss. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
MORSON, Gary Saul; EMERSON, Caryl. Prosaística e a linguagem do romance. In:______. Mikhail
Bakhtin: criação de uma prosaística. São Paulo: Edusp, 2008.