FILMES E LIVROS: QUEM VIU O FILME LEU O LIVRO E VICE-VERSA? UMA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DO LEITOR CONTEMPORÂNEO
Resumo
Neste artigo, buscamos apontar e responder algumas indagações sobre as representações discursivas sobre a leitura compartilhadas entre jovens universitários por meio da análise do que enunciaram sobre si como leitores e sobre essa prática, a leitura, acerca de livros que sofreram adaptações cinematográficas e que foram tanto lidos quanto vistos nas telas do cinema e da televisão por esses entrevistados. Esse leitor/espectador se vale de um imaginário do que é ser bom leitor fortemente ligado à quantidade de textos lidos e ao tipo de texto validado socioculturalmente, mas sobretudo aquele que lê na versão impressa, sob a forma de livro. Ao analisarmos os discursos sobre a leitura que frequentam os enunciados dos estudantes em relação às suas práticas de leitura no impresso e nas telas, com o advento das adaptações, podemos constatar que apesar de o cinema ser considerado uma forma de acesso de menor prestígio que o livro, e ser tratado como um inibidor da leitura para alguns, ainda assim as adaptações cinematográficas dispõem de uma imagem antes positiva no que declaram esses jovens.
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