MASH-UPS LITERÁRIOS: PRODUÇÃO EM COAUTORIA?

Autores

  • Clarissa Neves CONTI

Resumo

Procuramos, neste trabalho, apoiados em princípios da Análise do discurso, empreender um breve levantamento das estratégias editoriais utilizadas na produção das remixagens segundo a lógica do mash-up, nas quais, pelo tratamento linguístico, tentamos depreender a projeção discursiva do leitor pressuposto pelos adaptadores e editores de mash-ups literários. Apresentamos, assim, uma das estratégias empregadas na produção e circulação dos novos textos, a saber, a simulação de uma produção colaborativa representada pelo indício da autoria em parceria entre o autor clássico e o novo autor. Observamos que o regime de funcionamento da autoria desses mash-ups literários reproduz metonimicamente não apenas a liberdade do exercício da mixagem, mas também reproduz uma lógica própria da pós-modernidade, cujas misturas são dessacralizantes uma vez que colocam lado a lado, simulando não haver diferenças, ou demonstrando uma indiferença em relação aos padrões culturais de outros tempos, objetos da cultura erudita e da cultura pop.

Referências

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REFERÊNCIAS DAS OBRAS ANALISADAS

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Publicado

2019-12-10