“CAMILA, CAMILA”: MEMÓRIAS E MARCAS QUE INSISTEM EM NÃO DESAPARECER

Autores

  • Cleverson Lucas dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Resumo

A música é um discurso que atravessa diferentes épocas, trazendo memória e efeitos de sentido de suas condições de produção. A partir disso busca-se analisar o funcionamento desta memória discursiva na música “Camila, Camila”, da banda Nenhum de Nós, lançada em 1987 e que é executada até hoje, obtendo ainda bastante sucesso e admiração. Tal canção aborda um caso de violência contra a mulher, temática ainda presente na sociedade brasileira, mesmo após a legislação própria e políticas públicas voltadas para essa situação. Pautando-se na Análise do Discurso de linha francesa, nos estudos de Pêcheux (2009), Orlandi (1997, 2010), Mariani (2005) e Ferreira (2003), busca-se desvelar os efeitos de sentido produzidos pela música, a memória discursiva, o dito e o não-dito que lhe dão sustentação. Percebe-se que tal memória, necessária às condições de produção, aos efeitos de sentido, permanece viva nas formações discursivas mesmo quase 30 anos depois.

Palavras-chave: Música. Memória Discursiva. Formações Discursivas. Violência de Gênero.

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Publicado

2015-08-24