IMAGÉTICO E DISCURSIVO: UMA ANÁLISE DA CAPA DA REVISTA NOVA ESCOLA

Autores

  • Eliana Cristina Pereira SANTOS

Resumo

No presente trabalho, procurar-se-á esboçar uma análise da capa da Revista Nova Escola, da Editora Abril, Edição de dezembro de 2005, ano XX, n°188, identificando e apresentando na imagem indícios que caracterizam a capa da Revista Nova Escola como configuradora um discurso. O foco da análise é a imagem do professor representada diante da manchete da revista: 20 dicas para dominar as modernas práticas pedagógicas. Funcionam como principal referencial teórico, a Semiótica de Peirce, suporte para a análise das imagens e a Análise do Discurso (AD). É bem verdade que não podemos considerar o texto o único elemento de produção de sentidos, visto que numa capa encontra-se o texto escrito, o contexto imediato, as imagens e o contexto sócio-cultural. A AD restaura da linguagem sua complexidade e pluralidade.

Downloads

Edição

Seção

Artigos