OS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO VISUAIS EM ARTICULAÇÃO COM OS LINGÜÍSTICOS: OS DIVERSOS RECURSOS SEMIÓTICOS EM TESSITURA PARA A COMPOSICIONALIDADE DO TEXTO1

Autores

  • Ismar Inácio dos Santos Filho

Resumo

Nesta última década, diversos estudos sobre “texto” vêm focalizando o imbricamento entre
o verbal e o não-verbal, ou melhor, têm percebido o texto para além dos aspectos
estritamente lingüísticos, entendendo-o em sua constituição a partir de múltiplos recursos
semióticos. Dentre esses estudos, podemos mencionar os de Norma Discini (2005: 29), os
quais compreendem que o “texto é, em princípio, um signo (...) que pode ser verbal, visual,
entre outros tipos (...)” e outros como os de Dionísio (2005a; 2005b) que explicitam 

melhor a relação entre o verbal e o não-verbal ao afirmarem que “quando falamos ou
escrevemos um texto, estamos usando, no mínimo, dois modos de representação: palavras
e gestos, palavras e entoações, palavras e imagens, palavras e tipográficas (sic), palavras e
sorrisos, palavras e animações, etc. (...)”. Segundo esta segunda pesquisadora, nos
enunciados de predominância escrita, há, em decorrência dos avanços tecnológicos, uma
grande experimentação de arranjos visuais, tais como fotografias, telas de pinturas,
desenhos, caricaturas, e, essencialmente “(...) a própria disposição do texto no papel e na
tela do computador (...)” (Dionísio, 2005a:164).

Downloads

Edição

Seção

Artigos