ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Luciana Maria CRESTANI UPF - RS
  • Elisane Regina CAYSER UPF-RS
  • Graziela Rech SILVEIRA UPF-RS

Resumo

Neste artigo discorre-se sobre práticas de ensino de língua materna aplicadas durante o estágio supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura, componente curricular obrigatório para formação em Letras. As atividades foram fundamentadas em propostas de Possenti (1996, 2004), Geraldi (2004), Neves (2003, 2006) e Antunes (2004) sobre ensino de língua materna, bem como nos estudos sobre letramentos e multiletramentos – Soares (2001, 2002), Kleiman (2005, 2014), Rojo (2012) – em interface com preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Fundamental (1998) e de Ensino Médio (2000). O trabalho contemplou aspectos relacionados à leitura, à interpretação e à produção textual, explorando diferentes semioses e ferramentas tecnológicas implicadas nas práticas de interação social. A proposta foi aplicada em uma turma de 6° ano, numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, e obteve resultados positivos, o que justifica o interesse em compartilhá-la em forma de artigo.

Referências

ANTUNES, Irandé Costa. No meio do caminho tinha um equívoco: Gramática, tudo ou nada. In: BAGNO, Marcos. Linguística da norma. 2. Ed. São Paulo: Loyola, 2004. p. 127-134.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, Secretaria da Educação Fundamental, 1998.

BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2000.

FOLHA DE SÃO PAULO. Níquel Náusea. 2011. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/quadrin/f32201201102.htm. Acesso em: mar. 2017.

GERALDI, João Wanderley. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In:_______. (Coord.). O Texto na Sala de Aula. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004a. p. 39-46.

______. Unidades básicas do ensino de português. In: _______. O Texto na Sala de Aula. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004b. p. 59-79.

______. Prática de leitura na escola. In: ______. O Texto na Sala de Aula. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004c. p. 88-103.

KLEIMAN, Angela. Preciso “ensinar” o letramento?: Não basta a ensinar ler e a escrever? CEFIEL/IEL/Unicamp, 2005.

______. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana São Paulo, 9 (2): 72-91, ago./dez. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a06v9n2.pdf>. Acesso em: 02 mar.2017.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

______. Que gramática estudar na escola? 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.

______. Sobre o Ensino de Português na Escola. In: GERALDI, João Wanderley (Coord.). O Texto na Sala de Aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 32-38.

PORTAL INEP. Inep apresenta resultados do Saeb/Prova Brasil 2015. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-apresenta-resultados-do-saeb-prova-brasil-2015/21206 >. Acesso em: 28 mar. 2017.

PORTAL BRASIL. Ideb das primeiras séries do ensino fundamental fica acima da meta. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/09/ideb-das-primeiras-series-do-ensino-fundamental-fica-acima-da-meta>. Acesso em: 28 mar. 2017.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica Editora, 2001.

______. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. IN: Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf . Acesso em: 17 abr. 2017

SOUSA, Mauricio de. Contos de Andersen, Grimm e Perrault. São Paulo, Girassol, 2008.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11- 31.

Downloads

Edição

Seção

Artigos