SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO CRÔNICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO QUE PROCURA ALIAR O TRABALHO COM LITERATURA, ANÁLISE LINGUÍSTICA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM SALA DE AULA
Resumo
Com base na premissa de que as mediações formativas se constituem de práticas letradas específicas, orientadas para a interação social e para as atividades de linguagem que as configuram, assim como para a apropriação de saberes sobre a língua e seu funcionamento temos evocado a noção de gênero textual como viés para atravessar os conteúdos estruturados nos tópicos das Matrizes Curriculares de Referência (MCR), base para os Descritores do conteúdo a ser aferível por meio dos instrumentos de avaliação utilizados no SAEB e na Prova Brasil (BRASIL, 2005). Nesse contexto de valorização dos gêneros textuais como objetos mediadores do ensino e aprendizagem, buscamos validar, em um contexto de escola pública, a engenharia didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2009), consubstanciada nos instrumentos sequência didática e listas de constatações.