A VERDADE NO DISCURSO POLÍTICO: O ETHOS DE HONESTIDADE EM CAMPANHA ELEITORAL

Autores

  • Luciana Carmona Garcia MANZANO
  • Renata de Oliveira CARREON

Resumo

O discurso político, inerentemente multimodal, tem sofrido mutações ao longo dos anos, sobretudo com a emergência de novos meios de circulação. Devido a isso, cada vez mais o ator político também sofre metamorfoses de modo a integrar toda a ressignificação de práticas sociais ocorridas em seu próprio corpo e, por isso, a venda de si, que constitui as campanhas eleitorais, ganha palco nas disputas, sobretudo nas redes sociais. Mostrar-se apto e digno de crédito, por meio de efeitos de verdade, constituindo uma persona honesta que efetivamente pode assumir o cargo ao qual pleiteia, é necessário para que o eleitor/interlocutor adira ao mundo éthico ali estabelecido. Assim, por meio de índices verbais e não verbais, considerando toda uma ordem do visual, propomos, neste artigo, analisar o ethos de honestidade de Aécio Neves na campanha de segundo turno das eleições 2014, por meio de posts no perfil oficial do candidato no Facebook e de enunciados retirados do HGPE (Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral), ancorados nos postulados da Análise do discurso de orientação francesa.

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