ANÚNCIOS DE HAMBÚRGUER: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS RECURSOS VERBO-VISUAIS

Autores

  • Thelma Maria Figueira TEODORO
  • Renata Carolina e Silva Rocha PINTO

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa sobre anúncios publicitários de hambúrguer e foi motivado pela necessidade de se entender como o apelo ao consumo foi veiculado nas propagandas e quais os recursos utilizados para atingir esse propósito. Assim, o artigo objetiva verificar as características linguístico-discursivas de três propagandas distintas de hambúrguer. Foram utilizadas como fundamento as concepções das características linguísticas da propaganda, os conceitos de linguagem do Círculo de Bakhtin, de multiletramento e de hipertexto. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. O corpus é composto por três anúncios publicitários, de três redes diferentes de hambúrguer: Madero, McDonald’s e Bob’s. Os anúncios foram veiculados em três meios diferentes: vídeo, propaganda impressa em revista e propaganda em rede social. Os resultados indicam que os recursos utilizados têm propósitos distintos: o vídeo do Madero não traz referência para consumir o hambúrguer e procura demonstrar o processo cuidadoso e simples da rede; a propaganda do McDonald’s associa o consumo à solidariedade; a propaganda do Bob’s traz um apelo explícito ao consumo. Portanto, refletir sobre anúncios publicitários permite perceber que eles envolvem muito mais do que só os recursos linguísticos; eles veiculam valores ideológicos, culturais, morais, éticos e diversas maneiras de apelo ao consumo.

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