INTERAÇÃO NAS AULAS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO SOBRE AS INTERRELAÇÕES ENTRE PROFESSOR E ALUNOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM
Resumo
As pesquisas em educação têm nos mostrado a importância da comunicação e da interação na sala de aula. Elas apontam que, apesar dos limites da escola, o ensino de português deve ultrapassar a artificialidade que se institui na sala de aula quanto ao uso da linguagem. Deste modo, este artigo tem como objetivo evidenciar de que modo os alunos se apropriam da interação entre eles e a professora e entre eles próprios nas aulas de português, focalizando também como resultado dessa interação, os fatores que influenciam na aprendizagem. Os dados analisados são resultantes de uma pesquisa do tipo etnográfico realizada em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental II. Esta perspectiva metodológica possibilitou observar e compreender as redes de interações que constitui o corpus analisado. As hipóteses com as quais trabalho são que: a aprendizagem depende da interação, embora os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dão pouca/ muita importância a esse aspecto. A outra hipótese é a de que, o baixo desempenho dos alunos pode ser um indicador dos níveis de interação estabelecidos nas aulas de língua portuguesa. Os excertos teóricos utilizados para embasar as reflexões sobre interação encontram-se em Mattos (2001), Smolka (1991), Matêncio (2001), Bakhtin (1979), Vygotsky (2001) entre outros estudiosos da linguagem.