A CONCEPÇÃO DE “ALFABETIZAÇÃO” NO MATERIAL LER E ESCREVER DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I VERSUS A CONCEPÇÃO DE “LETRAMENTO” E DO FENÔMENO CONHECIDO COMO “APAGAMENTO DA ALFABETIZAÇÃO”

Autores

  • Ana Gabriela PÉRICO UFSCar

Resumo

Neste artigo, analisamos a concepção do que se convencionou por alfabetização no material elaborado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP), intitulado Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador, 1º ano (doravante Guia), a fim de verificar se a ideologia que o subjaz condiz com as teorias de letramento, sobretudo a de Magda Soares (2004). Na seção 1, faremos uma breve discussão acerca das concepções de alfabetização e letramento. Em seguida, abordaremos a diferença entre eventos de letramento e práticas de letramento. No item 3, será feita uma explanação sobre os modelos de letramento autônomo e ideológico; no item 4, será vislumbrada uma descrição e breve análise do Guia, em que focamos nas atividades de produção escrita feita especificamente pelos alunos, excluindo da análise atividades de leitura ou de rodas de conversa. Na seção final, trouxemos algumas contribuições acerca das concepções de letramento trazidas por Soares e pelo material analisado. 

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Publicado

2018-11-14

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Artigos