CONSIDERAÇÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS (E CONSEQUÊNCIAS) DO ENSINO DE GRAMÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Resumo
Este artigo pretende discutir brevemente a história do ensino de língua portuguesa no Brasil, com ênfase, sobretudo, nas consequências da adoção da gramática normativa como único recurso metodológico adotado. Percebe-se que as consequências surtem efeitos nas práticas didáticas adotadas ainda hoje em muitas escolas brasileiras, as quais, por falta de uma metodologia eficaz, acabam recorrendo ao mesmo mecanismo de ensino da língua portuguesa, trazendo consequências que frequentemente desrespeitam o repertório trazido pelos alunos. De caráter bibliográfico, o presente artigo recorre a teóricos como Bechara (2005), Gnerre (2003), Perini (2005), Possenti (2001), Bagno (2001), Labov (2008), Lucchesi (2004), entre outros, como referencial teórico. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de, além de reiterar a solidificação das teorias ora vigentes, faz-se necessário avançar em busca de métodos eficazes para o ensino de língua, de modo a garantir a formação de cidadãos, de fato, competentes nas diversas e variadas formas de usos linguísticos.