PROBLEMA DE ETHOS (?): TEMER E OS “20 ANOS EM 2”
Resumo
Lançado para comemorar os dois anos de Temer à frente da Presidência da República, o slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2” provocou uma série de reações que apontavam para uma leitura associada à ideia de “retrocesso”. Nesse sentido, afirmamos aqui que o slogan materializa um problema de ethos, na medida em que há um descompasso entre o ethos visado e aquele efetivamente produzido (MAINGUENEAU, 2008a). O presente ensaio debruça-se, assim, sobre o slogan em tela com o objetivo de empreender uma reflexão que articule, do ponto de vista teórico, postulados relativos ao funcionamento do slogan político (MAINGUENEAU, 2008b), ao ethos na esfera política (CHARAUDEAU, 2008) e à noção de virtude discursiva (PAVEAU, 2015). As reflexões aqui apresentadas apontam para o que pensamos ser uma produtiva consideração do ethos a partir de sua relação com a moral na língua, na medida em que sua construção, para além da figura de um fiador que emerge do texto, envolve também ajustes à realidade dos agentes, como defende Paveau (2015).