MORPHOLOGIA EM LIVRO DIDÁTICO: FILIAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS
Resumo
A discussão aqui desenvolvida foi inicialmente realizada com os/as discentes das disciplinas “Morfologia” e “Linguística Aplicada”, no curso de Letras-Português, na Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, em 2014.02, visando problematizar na formação inicial a relação entre disciplinas acadêmico-científicas e as abordagens pedagógicas dessas, de modo a questionar a didatização do saber em um material didático. É uma reflexão que objetiva pensar acerca das filiações epistemológicas que o estudo de Morfologia assume em um livro didático de Língua Portuguesa destinado aos Ensino Médio, discutindo sobre termos e conceitos e os lugares epistemológicos em que esses estão no ensino e aprendizagem dos estudos da palavra. Nas considerações apontamos interferências e sincretismos entre paradigmas, fato que nos leva a questionar se esse aspecto é realmente um “monstrinho teórico” (BORGES NETO, 2008) ou uma postura “indisciplinar” (MOITA LOPES, 2004; 2006). O estudo está pautado em pesquisadores como Basílio (2013), Batista (2011), Bittencourt (2014), Laroca (2011), Marçalo (2008/2009), Neves (2012; 2014), Souza e Silva e Koch (2009), dentre outros.