A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: O ENSINO DE LP A PARTIR DE NOVAS PERSPECTIVAS
Resumo
Não há sociedade homogênea, e as línguas acompanham a sociedade. A língua está no domínio de vários indivíduos que pertencem a comunidades diversificadas, sendo assim, está sujeita a variações. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é essencialmente discutir a inserção da Sociolinguística Variacionista no âmbito educacional, como forma de intervenção pedagógica, pois se sabe que o ensino de Língua Portuguesa é alicerçado às gramáticas normativas, prezando veementemente pela norma padrão e descartando outra forma de linguagem usada pelos discentes, esse fato, muitas vezes, é consequência da falta de conhecimento/preparação do profissional. Para tanto, o referencial teórico utilizado durante a pesquisa, assenta-se nos estudos de Fiorin (2003, 2013), Martelotta (2010), Camacho (2011), Lagares e Bagno (2011), Bagno (2010 e 1999), bem como Labov (2008).