O IMAGINÁRIO SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O OLHAR DE INTERCAMBISTAS HISPANOFALANTES

Autores

  • Grazielle da Silva Santos

Resumo

Este trabalho busca analisar, de acordo com os pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD), os sentidos que a aprendizagem de língua estrangeira (LE) tem para os alunos intercambistas hispanofalantes do curso de Português Língua Estrangeira (PLE) do Entrelínguas - projeto vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetiva-se identificar tomadas de posição de sujeitos que aprendem a língua estrangeira. O imaginário desses alunos participantes da pesquisa será estudado a partir da categoria analítica das formações imaginárias (ORLANDI, 1999). Para tanto, tomou-se como corpus para a análise as produções escritas desses alunos, utilizando-se como parte da metodologia a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Os resultados mostraram que nesse imaginário habitam muitas concepções, ideologias, desejos. Acredita-se que essa análise possibilitará vislumbrar as implicações do imaginário desse sujeito frente à aprendizagem de uma LE, permitindo, inclusive, pensar um ensino que objetive mediar tais implicações.

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