O EXERCÍCIO ESCOLAR DE PRODUÇÃO TEXTUAL SOB AS LENTES DA TOPE REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE CORPUS

Autores

  • Marilia Blundi Onofre Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

RESUMO: A reflexão que trazemos aqui se volta para a composição de corpora em um e para um contexto de ensino-aprendizagem de língua, tendo como referencial os fundamentos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), em especial na relação que esse quadro mantém com os princípios construtivistas. As nossas questões resultam da observação de ocorrências enunciativas presentes em redações escolares que, julgamos, caracterizam-se por se instalar entre o erro e a criatividade linguística. Tais ocorrências, identificadas pela recorrência nos textos escolares e, então, selecionadas como ocorrências típicas pelos mecanismos léxico-gramaticais-enunciativos nelas engendrados, constituem, a nosso ver, um sub corpus de trabalho referencial para o exercício da produção textual no ensino. O trabalho metodológico proposto faz-se pela observação das atividades epilinguísticas, linguísticas e metalinguísticas, na busca da articulação entre o empírico e o formal, por meio do espelhamento entre as glosas e as paráfrases linguísticas. Tais operações constituem-se pela construção de famílias parafrásticas, em um processo pelo qual os analistas, professor – aluno, dialogam por meio das marcas léxico-gramaticais discursivas retomando ou reorganizando os possíveis domínios nocionais em foco. Consideramos que seja nesse movimento que o enunciador consiga desenvolver-se como sujeito, refinando seus processos linguístico-cognitivos, tal como pretende o ensino de língua, à medida que assume o objetivo de promover o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. E é nessa direção que pretendemos levantar corpora que sejam significativos para o exercício da produção de texto, por meio da articulação entre a atividade de linguagem e sua representação linguística.

 

Palavras-chave: Atividades epilinguística; linguística; metalinguística.

 

ABSTRACT: The reflection that we provide here turns to the composition of corpora in one and for a language teaching and learning context, taking as a reference the foundations of the Theory of Predicative and Enunciative Operations (TOPE), especially in the relation that this framework has with constructivist principles.  Our questions arise from the observation of enunciative occurrences found in school essays which, we believe, are characterized by an accordance between error and linguistic creativity. These occurrences, identified by the recurrence in school texts and, then, selected as typical occurrences by lexicogrammatical-enunciative mechanisms engendered in them, are, in our view, a sub corpus of reference work for the exercise of textual production in teaching. The proposed methodological work is done by observing epilinguistic, linguistic and metalinguistic activities in the search for articulation between the empirical and formal, by mirroring between glosses and linguistic paraphrases. These operations are made up of the construction of paraphrastic families in a process by which analysts (teacher-student) dialogue using discursive lexicogrammatical marks, resuming or reorganising the possible notional domains in focus.  We believe that it is in this movement that the enunciator can develop as a subject, refining their linguistic-cognitive processes, as intended in language teaching, as long as the objective of promoting the development of students´ discursive competence is assumed. Therefore, it is along these lines that we intend to analyse corpora that are meaningful to the exercise of text production, through articulation between language activity and its linguistic representation.

 Key-words: epilinguistic, linguistic and metalinguistic activities

 

Referências

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

A TOPE E SEUS CORPORA