LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA
Resumo
Resumo: este artigo se inscreve numa discussão sobre o ensino de língua materna sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) de Culioli e colaboradores. Durante as reflexões também contamos com o suporte da filosofia fenomenológica orientada por Merleau-Ponty, sobretudo para as elucubrações sobre linguagem e homem. O objetivo foi mostrar que apesar de a TOPE não estar inserida na Linguística Aplicada, fornece um valioso arcabouço técnico-teórico para o ensino porque é uma teoria das articulações: homem e linguagem, léxico e gramática, Psicologia e Sociologia, objeto e símbolo, etc. A hipótese primária foi a de que uma concepção de linguagem que a eleva a uma função maior do que a de comunicação, a saber, a de equilibração, dimensiona o ensino num espaço verdadeiramente antropológico, portanto, interdisciplinar. Como material de análise, trouxemos recortes de enunciados produzidos por crianças para mostrarmos como acontecem as operações de linguagem e como se dá o percurso da construção dos sentidos, algo essencial ao ensino.
Palavras-chave: Ensino; Linguagem; TOPE
Abstract: this article is part of a discussion on mother tongue teaching from the perspective of the Theory of Predicative and Enunciative Operations of Culioli and collaborators. During the reflections, we also counted on the support of phenomenological philosophy guided by Merleau-Ponty, especially for the advisement about Language and man. The goal was to show that even though this theory is not inserted in Applied Linguistics, it provides a valuable technical and theoretical outline for teaching because it is a theory of articulation: man and language, lexicon and grammar, Psychology and Sociology, object and symbol, etc. The primary hypothesis was that a conception of Language that raises itself to a greater function than that of communication, namely, equilibration, takes teaching to a truly anthropological (interdisciplinary) site. As text corpus, we brought pieces of utterances spoken by children to show how Language operations happen and how the course of construction of sense arises, which is something essential to education.
Keywords: Education; Language; Theory of Predicative and Enunciative Operations
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