RELAÇÕES INTERGENÉRICAS NO EMPREGO DE MARCAS PROVERBIAIS EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR: A HETEROGENEIDADE COMO UM FATOR CONSTITUTIVO

Autores

  • Glauce de Oliveira Alves USP

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre o mecanismo das relações intergenéricas existente no emprego de marcas proverbiais em redações de vestibular. O material analisado é composto por sessenta redações do vestibular da FUVEST/2006 (tema Trabalho) e de sessenta redações do vestibular da FUVEST/2009 (tema Fronteiras). Sob um olhar enunciativo-discursivo, este estudo trata de concepções, tais como: relações intergenéricas, letramento e captação proverbial. Os resultados deste trabalho apresentam contribuições para o ensino da escrita à medida que se concebe a heterogeneidade dos gêneros do discurso como fruto do mecanismo de relações intergenéricas. Nesse sentido, a compreensão desse mecanismo permite a identificação de outros gêneros que compõem o processo de escrita dos estudantes.

Palavras-chave: relações intergenéricas; marcas proverbiais; redações de vestibular.

 

ABSTRACT: This work aims to present a study in mechanism of intergeneric connections in employment of proverbial brand in college entrance essays. The analyzed material consists of sixty essays of vestibular FUVEST/2006 (theme Labor) and sixty essays of vestibular FUVEST/2009 (theme Borders). Under a discursive-enunciation look, this study deals with concepts such as: intergeneric connections, literacy and proverbial capture. The results present contributions to the teaching of writing as they conceived the heterogeneity of discourse genres as a result of the mechanism of intergeneric connections. In this sense, the understanding of this mechanism allows the identification of other genres that make up the students’ writing process.

Keywords: intergeneric connections; proverbial brands; college entrance exam essay.    

Biografia do Autor

Glauce de Oliveira Alves, USP

Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: glauce.oalves@gmail.com

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Publicado

2016-08-05