A MULTIDIMENSIONALIDADE DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS: INTERFACE SOCIOCOGNITIVA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Márcia Miller G. de Pinho IFSul
  • Adriana Fischer Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo

RESUMO: O presente estudo traz à discussão análises advindas de pesquisa enfocando produções escritas desenvolvidas no interior do ambiente universitário e os mecanismos sociocognitivos nelas implicados. Neste artigo, são debatidos particularmente os aspectos sociocognitivos subjacentes às produções textuais, analisadas à luz dos processos de letramento acadêmico que as constituíram, visando revelar a interface teórica dos modelos de processamento cognitivo de textos e dos letramentos, por meio de análise linguístico-discursiva do material escrito explorado. O estudo se alicerça em abordagens teóricas concernentes à perspectiva sociocultural dos letramentos (STREET, 2003; KLEIMAN 2008[1995]; SOARES, 2004), às particularidades dos letramentos acadêmicos (GEE, 1999, 2001; FISCHER, 2007, 2008; STREET, 2010), e às discussões sobre processamento sociocognitivo de textos, (van DIJK, KINTSCH, 2010[1983], 2010[1988]); GABRIEL, 2006), ZIMMER, 2005; Salataci, Akyel, 2002). Privilegiando-se a observação da materialidade textual de produções escritas autorreflexivas, foram reunidas evidências que convergem para a hipótese de que os textos escritos funcionam como artefatos socioculturais, cuja produção implica na integração on-line de diversos sistemas de conhecimento processados pelos sujeitos. Dados relevantes e recorrentes de problemas de coesão e coerência, fragilidade na compreensão de gêneros e de aspectos ilocucionais dos textos, além da ausência de automonitoramento no processo de escrita possibilitaram articular diferentes olhares teóricos, privilegiando o princípio da multimodalidade do fenômeno linguístico, aproximando, sobremaneira, suas facetas sociais e cognitivas.

Palavras-chave: Letramentos acadêmicos. Texto. Sociocognição.

 

 

ABSTRACT: This study presents a discussion about analyses resulting from research on texts written within the university environment and the socio-cognitive mechanisms involved in writing them. This paper is particularly aimed at addressing socio-cognitive aspects underlying textual productions, analyzed in the light of academic literacy processes that underpin such productions, seeking to unveil the theoretical interface of models for cognitive processing of texts and literacies through linguistic and discourse analysis of the target written material. The study is founded on theoretical approaches on the sociocultural perspective of literacies (STREET, 2003; KLEIMAN 2008[1995]; SOARES, 2004), the specificities of academic literacies (GEE, 1999, 2001; FISCHER, 2007, 2008; STREET, 2010), and discussions on socio-cognitive processing of texts, (van DIJK, KINTSCH, 2010[1983], 2010[1988]); GABRIEL, 2006), ZIMMER, 2005; Salataci, Akyel, 2002). Emphasis was placed on observing the textual materiality of students' self-reflexive written productions, and there was evidence that converges on the hypothesis that the written texts work as socio-cultural artifacts whose production involves the online integration of diverse knowledge systems processed by the subjects. Relevant and recurring data on cohesion and coherence problems, difficulty in comprehending genre and illocutionary aspects of texts, and absence of self-monitoring in the writing process, enabled articulating different theoretical perspectives, focusing on the principle of multimodality of the linguistic phenomenon, especially their social and cognitive facets.

Keywords: Academic literacies. Text. Socio-cognition

Biografia do Autor

Márcia Miller G. de Pinho, IFSul

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel); Chefe de Departamento de Desenvolvimento da Educação da Pró-reitoria de Ensino do IFSul.

Adriana Fischer, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) e do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

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Publicado

2016-08-05