NÃO A “LÁPIS E PAPEL”: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA VISÃO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL
Resumo
RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir visões que professores em formação inicial projetam do uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula presencial. Os pressupostos assumidos advêm, de um lado, dos Novos Estudos de Letramento, de outro, dos estudos de Bakhtin e de seu Círculo. Interessa, de maneira particularizada, problematizar ideia corrente de que o acesso a tecnologias seria, por si próprio, fator transformador desse processo. O conjunto do material é formado de 53 produções textuais verbo-visuais produzidas por universitários regularmente matriculados num Curso de Licenciatura em Letras presencial de uma universidade pública do Estado de São Paulo, ano de 2012.
Palavras-chave: letramento; letramento acadêmico; letramento digital; professor em formação inicial; internet.
ABSTRACT: This article aims to discuss the “views” that teachers in initial formation project of the use of digital technologies in the process of teaching and learning in presential classrooms. The assumptions assumed come from, on one side, the New Literacy Studies (NLS), on the other side, Bakhtin’s and his Circle’s studies. It is interesting, in a particularized manner, to problematize the current idea that the access to technologies would be, by itself, a transformer factor of this process. The ensemble of the material is formed by 53 textual verb-visual productions written by college students regularly enrolled in an undergraduate course in Language and Arts Major from a public university of the State of São Paulo, year of 2012.
Keywords: literacy; academic literacy; digital literacy; teacher in initial formation; internet.
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