O LUGAR DA RESENHA CRÍTICA ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE
Resumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo situar o gênero resenha crítica acadêmica na universidade, a partir de uma perspectiva etnográfica da escrita. Essa perspectiva, desenvolvida no âmbito dos Novos Estudos do Letramento (HEATH, 1983; STREET, 1984; BARTON et al., 2000), concebe a escrita como uma prática social situada que orienta-se pelos objetivos específicos das diferentes esferas da atividade humana, bem como pelas necessidades comunicativas de seus membros, e manifesta-se em diferentes gêneros do discurso. Com base nessa perspectiva, acredita-se que compreender a importância da resenha crítica acadêmica na universidade implica conhecer, entre outros aspectos, a correlação entre essa prática de escrita e o contexto sócio-histórico característico da agência de letramento em que ela se configura. Para se chegar a tal compreensão, procuramos definir, no presente artigo, i) qual é o contexto institucional, descrito nos documentos oficiais que regulamentam o Ensino Superior no Brasil, característico da prática de escrita da resenha; ii) as especificidades do gênero em questão e da escrita acadêmica; iii) e as habilidades de leitura e escrita requeridas para produção da resenha. Conclui-se que a produção desse gênero tem, na universidade, o papel de auxiliar no desenvolvimento das capacidades de síntese, interpretação e crítica dos textos lidos nas disciplinas, no desenvolvimento da mentalidade científica e a levar o estudante iniciante a elaborar outros gêneros acadêmicos.
Palavras-chave: Resenha crítica acadêmica; Escrita; Ensino Superior; Universidade.
ABSTRACT: This article aims to fit the genre of academic critical review at university from and ethnographic perspective of writing. Such perspective, developed as far as the New Studies of Literacy go (HEATH, 1983; STREET, 1984; BARTON et al., 2000), conceives of writing as a situated social practice guided by the specific objectives of the different spheres of human activity, as well as of the communicative needs of its members, and it manifests itself in different speech genres. Based upon this perspective, it is believed that understanding the importance of critic academic review at university implies knowing – among other aspects – the correlation between this practice of writing and the characteristic social-historical context of the literacy agency wherein it configures itself. To come to such understanding, we attempted to define, in this article: i) what institutional context it is, describes in the official documents regulating College Teaching in Brazil, characteristic of the review writing practice; ii) the specificities of this genre, and of the academic writing; iii) and the reading and writing skills required to produce the review. Conclusion is that this genre production, at university, plays the role of aiding the development of the capacity of synthesizing, interpretation, and criticism towards the texts read in the subjects, in the development of scientific mindset, and lead the starting student to develop other academic genres.
Keywords: Academic critical review; Writing; College Teaching; University.Referências
AEBERSOLD, J. A.; FIELD, M. L. (1997). From Reader to Reading Teacher. New York: CUP.
BAKHTIN, M. (1953). Os gêneros do discurso. In:_______. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
BAKHTIN, M/VOLOCHINOV, V. (1929). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (orgs.). (2000). Situated literacies: reading and writing in context. New York: Routledge,
BOURDIEU, P. (1998). A economia das trocas linguísticas. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
BRASIL (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96. Brasília: Ministério da Educação e Cultura.
_________ (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto – Secretaria de Educação Fundamental.
__________ (2000). Plano Nacional de Educação. Brasília: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br . Acesso em: 10 jun. 2009.
CARDOSO, D. R. Leitura e escrita na Educação Superior. Disponível em: http://www.fap.com.br/fapciencia/002/edicao_2008/005.pdf. Acesso em: 12 nov. 2009.
CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. (2002). A educação superior. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Orgs.). Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã.
CORACINI, M. J. R. F. (org.). (2002). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e estrangeira. Campinas: Pontes.
GEE, J. P. (1996). Social linguistics and literacies: ideology in Discourses. 2ed. London/ Philadelphia: The Farmer Press.
HEATH, S. B. (1983) Ways with words. Cambridge: Cambridge University Press.
KLEIMAN, A. (1993). Oficina de Leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes
KOCH, I.G.V. (2003). O texto e a construção dos sentidos. 7ªed. São Paulo: Contexto, 2003.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. (2007). Ler e compreender os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto.
LEMKE, J. L. (1998). Metamedia Literacy: transforming meanings and media. Disponível em: http://idisk.mac.com/rrojo-Public?view=web . Acesso em: 10 nov. 2009.
LORGUS, Alexandra Luiza. (2009). O TCC como reflexo do letramento acadêmico dos alunos de graduação em Design da Universidade Regional de Blumenau. 175 f. Dissertação (Mestre) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau, 2009.
MACHADO, A.R.; LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L.S. (2004a.) Resumo. São Paulo: Parábola.
_____________ (2004b). Resenha. São Paulo: Parábola.
MEDEIROS, J.B. (2000). Redação Científica: a prática de fichamentos e resenhas. São Paulo: Atlas.
MILLER, C.R. (1984). Genre as social action. In: Quartely Journal of Speech, n.70, p.151-157.
MOITA LOPES, Luis Paulo da. (1996). Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras.
MOTTA-ROTH, D. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MAURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.) (2002). Gêneros textuais e práticas discursivas. Bauru, SP: EDUSC, p. 77-116.
_______________ (1998). Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Disponível em: http://www.ufsm.br/labler/publi/escritur.htm. Acesso em 07 nov. 2009.
_______________ (1999). Texto acadêmico e construção do conhecimento. Disponível em: http://www.ufsm.br/labler/publi/ai99.html. Acesso em 07 nov. 2009.
NOVAES, A. M. P. (2008). As muitas vozes de uma resenha crítica: por uma concepção interativo-dialógica da linguagem. Disponível em: http://www.abralic.org.br/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/077/ANA_NOVAES pdf. Acesso em: 07/11/2009.
ORLANDI, E. P.; GUIMARÃES, E. (1985) Texto, leitura e redação. São Paulo: Secretária de Educação.
RAMIRES, V. (2007) Gêneros Textuais e relações de poder na comunidade acadêmica. Disponível em: http:// www.revistaveredas.ufjf.br /volumes/20/artigo05 pdf. Acesso em: 02 fev. 2009.
ROJO, R. (2004). Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponível em: http://suzireis.bravehost.com/posgraduacao/artigos/roxane_rojo.pdf. Acesso em: 05 set. 2009.
SANTOS, Silmara de Jesus Bignardi dos (2007). A importância da leitura no ensino superior. In: Anais do 16º COLE – Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/index.html. Acesso em: 07 nov. 2009.
SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. (2004) Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras. (As Faces da Linguística Aplicada).
SIGNIORINI, I. Letramento e (in)flexibilidade comunicativa (1995). In: KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 161-199.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.
Walvoord, B. & McCarthy, L. P. (1990). Thinking and writing in college. Urbana, IL: National Council of Teachers of English.
WILSON, V. A construção discursiva e identitária na escrita acadêmica. (2009) In: ALMEIDA, F. A de.; GONÇALVES, J. C. (Orgs.). Interação, contexto e identidade em práticas sociais. Niterói, RJ: Eduff, p. 97-112.