DE DOSTOIÉVSKI AO VESTIBULAR UNICAMP: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
Resumo
RESUMO: Neste artigo, analiso uma redação narrativa do Vestibular Unicamp 2000. Apoiando-me em reflexões do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1929/1963, [1952-1953]; VOLOCHÍNOV/BAKHTIN, 1929), investigo a disposição das vozes de personagens e narradores, procurando comparar como as relações dialógicas podem se apresentar no microdiálogo, no diálogo composicionalmente expresso e no grande diálogo (BAKHTIN, 1929/1963) de novelas e romances de Dostoiévski e no texto da candidata. Essa comparação busca indicar novos caminhos para análise de narrativas.
Palavras-chave: Relações dialógicas; Narrativas; Dostoiévski; Vestibular Unicamp.
ABSTRACT: In this paper, I analyze a narrative essay of Unicamp entrance examination (vestibular). Under the reflections of Bakhtin's Circle (BAKHTIN, 1929/1963, [1952-1953]; VOLOCHÍNOV/BAKHTIN, 1929), I investigate the disposition of characters' and narrators' voices trying to compare how the dialogical relations can be seen in the microdialogue, in the compositonally expressed dialogue and in the great dialogue (BAKHTIN, 1929/1963) found in Dostoevsky and in the narrative essay written by the student. This comparison shows new ways to analyze narratives.
Keywords: Dialogical relations; Narratives; Dostoevsky; Unicamp entrance examination.
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