HIPERSEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS EM TEXTOS DO EFII: CARACTERÍSTICAS PROSÓDICAS GERAIS

Autores

  • Luciani Tenani UNESP
  • Roberta Pereira Fiel UNESP

Resumo

RESUMO: Este artigo trata de hipersegmentações de palavras, como “na quela”, a partir da hipótese de que os espaços em branco não-convencionais dessas grafias são pistas de características prosódicas dos enunciados falados nas quais os estudantes se ancoram, quando produzem seus textos. As hipersegmentações analisadas foram identificadas em uma amostra longitudinal de textos escritos por alunos de 11 a 14 anos em uma escola pública paulista. A análise de cunho fonológico, segundo o arcabouço da Fonologia Prosódica, permite afirmar que a configuração prosódica das palavras, especialmente a configuração de sílaba átona seguida de pé troqueu dissílabo, é fortemente relevante para explicar a colocação não-convencional do espaço em branco dentro de palavra pela maioria dos estudantes considerados. Essa relação entre características prosódicas da língua e espaço em branco da escrita é interpretada como evidência do modo pelo qual alunos do Ensino Fundamental estabelecem relação entre fala e escrita.

Palavras-chave: palavra; escrita; prosódia; oralidade; língua portuguesa.

 

ABSTRACT: This article deals with hypersegmented words, such as “na quela”, based on the hypothesis that unconventional white spaces in written words are clues for prosodic characteristics of utterances in which students anchor their writings. The analyzed hypersegmented words have been identified in a longitudinal sample of texts written by students from 11-14 years at a public school in São Paulo. Phonological analyses, supported by the Prosodic Phonology framework, suggest that the prosodic word configuration, especially the configuration of unstressed syllables followed by a disyllabic trochee foot, plays a major role in explaining the unconventional presence of white spaces in words as written by most students. The relation between language prosodic features and white spaces in writing is interpreted as an evidence of how Junior High School students establish relationships between speech and writing.

Keywords: word; writing; prosody; orality; Portuguese.

Biografia do Autor

Luciani Tenani, UNESP

Docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Doutor em Linguística, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP.

Roberta Pereira Fiel, UNESP

Licenciada em Letras, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP.

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Publicado

2016-08-05