DESAFIOS EM RELAÇÃO AO USO DA LÍNGUA INGLESA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS EM CONTEXTO DE INTERCÂMBIO
Resumo
Programas de internacionalização das ciências por meio de intercâmbio de alunos em contexto acadêmico têm se intensificado em nosso país e tornaram-se realidade durante a graduação de alunos brasileiros. Considerando esse panorama, este trabalho tem como objetivo discutir necessidades linguísticas e pragmáticas apontadas por alunos de uma universidade pública do Estado de São Paulo, participantes de programas de intercâmbio (por meio do programa Ciência sem Fronteiras), especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, para que se possa pensar em pressupostos ao se planejar cursos e materiais didáticos que considerem necessidades e desafios linguísticos previsíveis para universitários brasileiros candidatos a intercâmbio em países de língua inglesa. Para alcançar tal objetivo, temos como base teorias relacionadas à análise de necessidade (DUDLEY-EVANS E ST JOHN, 2010), questões pragmáticas (ANDRADE, 2013) e culturais (HINKEL, 2012). Alguns dos pressupostos identificados nesta pesquisa são: a importância de sensibilizar os futuros intercambistas sobre maneiras apropriadas de se dirigir a professores e supervisores; a organização de gêneros acadêmicos, como apresentação oral de pequenos trabalhos em sala de aula; lidar com diferentes sotaques, tanto de falantes nativos do inglês como de estrangeiros de diferentes países, entre outros discutidos no texto.Referências
ANDRADE, N. M. A Dimensão de uso da gramática (pragmalinguística) em um livro didático para ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos. 2013.
AUGUSTO-NAVARRO, E.H. Necessidades e interesses contemporâneos no ensino aprendizagem de inglês para propósitos específicos. Em K. A. Silva e M. L. O. Alvarez. (Orgs), Perspectivas de Investigação em Linguística Aplicada. Pontes Editores, Campinas, SP, 2008.
AUGUSTO-NAVARRO, E.H.; ABREU-LIMA, D. de Oliveira, L. Once Isn’t Enough: Needs Analysis in Brazil. In A. Smith & G. Strong (Eds), Adult Learners: Context and Innovation. Alexandria, VA: Teachers of English to Speaker of Other Languages, 2007.
COLTRANE, B.; PETERSON, E. Culture in Second Language Teaching, 2003. Disponível em http://www.cal.org/resources/Digest/0309peterson.html Acesso em 15 de novembro de 2013
CUNHA, M. J. C. O português para falantes de outras línguas: redefinindo tipos e conceitos. Em J.C.P. Almeida Filho e M. J. C. Cunha (Orgs), Projetos Iniciais em português para falantes de outras línguas. Pontes Editores, Campinas, 2007.
DUDLEY-EVANS, T.; ST. JOHN, M. Developments in English for Specific Purposes – A multidisciplinary approach. Cambridge University Press. 2010 (12 edição)
FLOWERDEW, J., PEACOCK, M. Issues in EAP: A preliminary perspective em Research Perspectives on English for Academic Purposes. Cambridge University Press, 2001, Primeira Edição.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1987.
HYLAND, K. English for Academic Purposes: An Advanced Resource Book. London: Routledge, 2006.
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching language: from grammar to grammaring. Boston: Thomson Heinle, 2003.
LIBERALI, F. C., LIBERALI, A. R. A. Para pensar a metodologia de pesquisa nas ciências humanas em Inter FAINC [recurso eletrônico] / Faculdades Integradas Coração de Jesus. Rede Salesianas de Ensino – Vol. 1, n. 1 (jan./jun. 2011) – Santo André, SP: FAINC, 2011.
OLIVEIRA, T.A. Reflexões sobre desafios em relação ao uso de língua inglesa: experiências de universitários brasileiros em contexto de intercâmbio. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Carlos. 2013.
TOMLINSON, B. Principles of effective materials development. In: English language teaching materials: theory and practice. Harwood, N. New York: Cambridge University Press, 2010.
SCHMIDT, R. W. The role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics 11 (2), P. 129–158, 1990.
VASCONCELOS, S. M. R. O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas. < http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252007000300002&script=sci_arttext> Acesso em 21 de maio de 2014.