STICKERS

NOVOS TEXTOS VERBOVISUAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ABORDAGEM DA TEORIA DA SEMIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Luciana Amorim Possas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o gênero digital mensagem de texto, no formato de memes e stickers (Niklas e Barros, 2019). A partir da base teórica em publicações de autores da Semiolinguística, este trabalho pretende analisar a aplicabilidade dos textos digitais memes e stickers como material de suporte para as aulas de análise textual em língua portuguesa. A metodologia de análise do discurso proposta por Patrick Charaudeau na Teoria da Semiolinguística — em especial, o duplo processo da semiotização - é explicada e avaliada como uma abordagem pertinente diante das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Um exemplo de uso do meme é apresentado a título de sugestão para aulas de análise textual e análise crítica de mídia, no âmbito do Ensino Fundamental II. Por fim, os questionamentos apresentados na Introdução são reavaliados e novas sugestões feitas.

Downloads

Publicado

2025-02-24

Edição

Seção

Artigos