A ESTRUTURA POTENCIAL DOS GÊNEROS DE TIRAS

DISTINÇÕES E CARACTERÍSTICAS

Autores

  • Alex Caldas Simões

Resumo

Acreditamos que entender as especificidades dos gêneros discursivos, por meio de sua configuração, parece ser uma condição sine qua non para sua futura instrumentalização no ensino de língua portuguesa. A tarefa não é simples, haja vista que há gêneros discursivos particulares que merecem, por parte dos investigadores, a criação de marcos teóricos específicos de análise. Esse é o caso de muitos gêneros multimodais, e, em especial, o caso dos Quadrinhos e da família de tiras. Pautados nessa inquietação de pesquisa, em nossa exposição, produto de nossa tese de doutorado, apresentamos a configuração dos gêneros de tiras: cômica, autobiográfica, livre, cômicas-seriada, de aventura e de homenagem. Após a análise de 120 textos (20 para cada gênero), que levou em consideração a realização de elementos obrigatórios, opcionais e iterativos da Estrutura Potencial de cada Gênero (EPG), e a frequência de realização da linguagem dos quadrinhos em cada conjunto de textos, chegamos à conclusão de que existem seis gêneros de tiras e não apenas quatro como conhecíamos – tira cômica, a cômica-seriada, de aventura e livre (Ramos, 2011; 2014; 2017). A tira autobiográfica surge como um gênero próprio e com características particulares, bem como a tira de homenagem. Tal conclusão foi alcançada ao se analisar minuciosamente a estrutura macro do gênero, obtida por meio da análise da EPG; e micro, obtida por meio da frequência de realização da linguagem dos quadrinhos em cada texto, quantidade e tipos de balão, legenda, transição de quadros, ângulos de visão, entre outros. Por fim, salientamos a necessidade de novos estudos de configuração a fim de identificar e caracterizar novos gêneros dos quadrinhos. 

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Publicado

2025-02-24

Edição

Seção

Artigos