O PODER DA CONTRAPALAVRA:

A ESTABILIZAÇÃO DE DISCURSOS RACISTAS EM MEMES

Autores

  • Izabella Monteiro Universidade Federal de Goiás
  • Alexandre Ferreira da Costa Universidade Federal de Goiás

Resumo

A língua, por seu caráter ideológico, contribui para criar formas de exclusão, pensando nisso, torna-se fundamental perceber que o racismo manifesta-se nas interações diárias coletivas. Atualmente, esse processo acontece virtualmente, pensando nisso, a partir da coleta de memes com discursos racistas, convém analisar a contrapalavra gerada por eles como forma de estabilização discursiva e manutenção ideológica. Para tal, esta discussão objetiva reconhecer e discutir como expressões racistas contidas no gênero textual meme em redes sociais contribuem para a estabilização de discursos racistas. A base teórica pautou-se em estudos da área da Análise do Discurso, a saber: Bakthin (2016), Foucault (1996), Fairclough (2001) e Volóchinov (2021). Metodologicamente, trata-se das pesquisas bibliográfica e de estudo de caso – por meio de análises de memes em redes sociais. Além disso, o estudo caracteriza-se como abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória. Percebeu-se que, a partir da análise dos memes em questão e dos comentários gerados por outros usuários da rede social TikTok, a dialogia e a alternância de sujeitos atuam como consolidadoras dos discursos racistas enquanto ordem social naturalizada. Neles, foi possível notar que os usuários respondentes aos memes não só contribuem, mas relativizam o racismo, o que contribui para que esse cenário seja perpetuado. Dessa forma, depreende-se que os memes verbo-imagéticos circulantes na internet não são meros conteúdos humorísticos inofensivos. Eles funcionam como depósitos ideológicos, servindo como ferramentas para forças hegemônicas consolidarem-se socialmente pelo eixo da raça. Através dos memes, essas ideologias racistas se propagam sutilmente, naturalizando estereótipos e preconceitos raciais.

Biografia do Autor

Alexandre Ferreira da Costa, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1999), doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2015). É professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás desde 1998, membro de seu Programa e Pós-Graduação em Letras e Linguística e atua na formação de professores. Atualmente, suas pesquisas e orientações concentram-se no reordenamento discursivo da educação no Brasil e na implementação da educação integral no ensino, seus aspectos discursivos, transversais e interdisciplinares. É líder do Grupo de Estudos Transdisciplinares e Aplicados à Formação de Educadores (GRUPO PORTOS - UFG/CNPq).

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Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Artigos