O MUSEU COMO INSTRUMENTO SOCIOEDUCATIVO

(RE)PENSAR O PAPEL DA MEDIAÇÃO CULTURAL POR MEIO DA METODOLOGIA SOCIOPOÉTICA

Autores

  • Vanessa Basso Perosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Joelma Fernandes Arguelho

Resumo

Os museus são espaços de construção de histórias e memórias, não apenas de lembranças e narrativas contadas pragmaticamente, um lugar de encontros, unindo arte, cultura, prática de ensino, aprendizagem, um espaço que inspira novos conhecimentos. Nesse sentido, o presente estudo teve seu percurso metodológico trilhado pelo interesse em (re)pensar como experiências de contato com obras de arte, através da mediação cultural, podem ser enriquecedoras na construção de um novo entendimento sobre a realidade em si e, como isso pode se dar de diferentes formas, em diferentes linguagens e suportes, criando pontes sólidas entre a arte e o público. Como apoio teórico, a pesquisa se pautou na metodologia da Sociopoética, que tem como finalidade a construção coletiva do conhecimento, cujos pressupostos básicos defendem que todos os saberes são iguais e que é possível fazer da pesquisa um acontecimento prazeroso. Buscou-se uma reflexão a respeito do papel da mediação cultural como possível instrumento transformador da sociedade, favorecendo as relações inter e transpessoais, promovendo o fortalecimento das identidades, difundindo e preservando as marcas deixadas pelo tempo. Através do estudo, percebemos como é essencial a mediação cultural no espaço do museu, possibilitando a fruição, o prazer de descobrir-se no descobrir da arte, na infinitude de leituras e interpretações, de despertares e adormeceres, de sonhos e devaneios. Porque cada olhar é único. Porque cabe a cada olhar a força-inocência-continuidade.

Downloads

Publicado

2025-02-24

Edição

Seção

Artigos