CONCEPÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP)

UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

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Resumo

A globalização é um status inerente ao mundo contemporâneo e chega a todos de maneira irremediável (Baumann, 1999). Neste trabalho, interessa-nos discutir a face da globalização a qual estudiosos denominam internacionalização (Knight, 2020; Beelen e Jones, 2015; De Wit et al, 2015; Hudzik, 2011), mais precisamente a internacionalização no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para tanto, problematizamos alguns dos dados coletados em uma pesquisa de doutorado embasada no paradigma qualitativo (Chizzotti, 2000) de base documental (Bardin, 1977), cujo objetivo foi identificar, por meio da análise de documentos oficiais e públicos do IFSP, as concepções de internacionalização que circulam na instituição. A relevância da temática consiste na importância de compreender os valores que moldam as concepções de internacionalização em um contexto educacional singular no país como são os Institutos Federais (IFs). Os resultados parciais da pesquisa apontam que as concepções de internacionalização nos documentos oficiais do IFSP ainda aparecem de forma fragmentada e que a mobilidade acadêmica ainda é uma concepção predominante de internacionalização na instituição. No entanto, reconhecemos o empenho do IFSP em fortalecer a internacionalização no âmbito institucional e os avanços apresentados sobre esse tema no decorrer dos anos.

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Publicado

2025-01-20