TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ESPANHOL: DESAFIOS DURANTE AS AULAS REMOTAS E PRESENCIAIS
Resumo
Apresentamos resultados de uma dissertação que objetivou investigar os desafios de um grupo de professores de espanhol da educação básica ao integrar tecnologias digitais às aulas durante o período remoto e presencial. De metodologia qualitativo-exploratória (Oliveira, 2008) e longitudinal (Goldstein, 1979), fundamentou-se em estudos sobre tecnologias digitais educacionais (Kenski, 2003; Sancho, 2006), no uso de tecnologias para o ensino de línguas (Abio, 2017; Fraga, 2013; Gregolin, 2017; Kanashiro e Rocha, 2017; Paiva, 2008; Ribeiro, 2023; Román-Mendoza, 2018; Tallei, 2011; 2014) e nos tipos de interação neste meio (Thompson, 2018). Observou-se que professores e alunos estão em fase de adaptação às tecnologias devido ao uso feito durante a pandemia. Concluímos que há uma maior abertura docente para o uso das mesmas em sala.