PERSPECTIVAS SOBRE A APRENDIZAGEM SITUADA E COMUNIDADE IMAGINADA NO ESTUDO DE JOVENS NIPO-BRASILEIROS QUE ATRAVESSARAM FRONTEIRAS BRASIL - JAPÃO

Autores

  • Ruchia Uchigasaki UFSCar
  • Rosa Yokota Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O presente artigo discute o alcance e a adequação das teorias da aprendizagem situada, identidade na prática e comunidade imaginada na abordagem da competência linguística de jovens nipo-brasileiros que atravessaram as fronteiras Brasil - Japão. Ele faz parte de uma pesquisa de doutorado intitulada “Memória, Língua e Identidade de Jovens Imigrantes: Crianças que Cruzaram Fronteiras Japão- Brasil”. Neste artigo, uma parte dos dados coletados para o doutorado foram considerados: uma narrativa do tipo história de vida que aborda o aprendizado do idioma e sua forma de pertencer a uma comunidade de prática. As teorias da aprendizagem situada, identidade na prática e comunidade imaginada apontam para um melhor entendimento da competência linguística de jovens nipo-brasileiros e possibilitam uma maior compreensão do aprendizado da língua e da identidade dos jovens nipo-brasileiros que cresceram no Brasil e no Japão em ambiente plurilíngue durante a infância e/ou adolescência devido à mobilidade dos pais.

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Publicado

2025-01-20