REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O FUNK CARIOCA: UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO DOS GÊNEROS
Resumo
Com o propósito de refletirmos sobre as concepções dos alunos em relação às músicas, partindo de um problema e questão social funk carioca, é feita uma reflexão sobre análise dos alunos, e como diz Resende e Ramalho (2009, p. 37): “toda pesquisa crítica deve ser reflexiva”.
As músicas escolhidas para análise de corpus e apreciação prática da turma foram duas, são elas: “Prisioneira” dos artistas “O Bonde do Tigrão” e “Sou foda” dos artistas “Os Avassaladores”. As letras constam no anexo: Músicas analisadas. A escolha dessas músicas se deve ao fato do sucesso delas na mídia no ano de 2011/2012. As perguntas de um questionário para com o outro somente difere uma questão que tem a ver com a temática geral - funk.
Cabe ressaltar ao caro leitor que as pesquisas de paradigma qualitativo se detêm apenas ao contexto em que foram coletados tais dados e caracterizam-se pela valorização de seus resultados como sendo relativo e único. (OLIVEIRA, 2010). Dessa forma, depois de feito o levantamento bibliográfico em que o funk é (re)visto como um processo cultural historicamente situado, chamo a atenção para esse capítulo da análise de dados que deve ser tomados como dados relativos e únicos, restrito ao seu contexto que fora aplicado – a sala de aula.
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