Ethos Discursivo em TedTalks com mulheres sobre temas financeiros

Autores

  • Érika de Moraes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru
  • Érika Hikaru Ywahashi Shimabuku Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru

Resumo

Este artigo resulta de Iniciação Científica vinculada à pesquisa mais ampla sobre Ethos Discursivo e identidades contemporâneas. A presente etapa compreende a análise de vídeos da modalidade TedTalks, mediados por mulheres, sobre temas relacionados às finanças. Respalda-se no aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (AD), com especial ênfase nas reflexões de Maingueneau sobre o ethos discursivo. O objetivo geral é compreender a produção de efeitos de sentidos sobre identidades contemporâneas e como essas identidades são construídas como valorizadas. Especificamente, são analisadas marcas enunciativas que expressam a construção do ethos discursivo por palestrantes no TedTalks. Os resultados do trabalho apontam que as influenciadoras estabelecem uma relação de identificação e confiança com suas interlocutoras, o que fortalece seus posicionamentos.

Biografia do Autor

Érika Hikaru Ywahashi Shimabuku, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru

Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru.

Downloads

Publicado

2025-02-24

Edição

Seção

Artigos