AS PROPOSTAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS NAS NOTAS SOBRE A LINGUA PORTUGUEZA, DE JULIO PIRES FERREIRA (1868-1930)

Autores

Resumo

Neste artigo, objetivamos analisar as propostas de ensino de português que podem ser identificadas nas duas edições das Notas sobre a Lingua Portugueza (1893, 1894), obra do gramático Julio Pires Ferreira (1868-1930) destinada ao uso escolar dos cursos secundários. Ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística (cf. Koerner, 2014; Swiggers, 2013, 2019), o estudo se realiza a partir da articulação entre os aspectos internos das fontes e o cenário educacional e intelectual do Brasil no final do século 19. A análise dos dados revela que, na reedição da obra, a reivindicação inicial de escolarização dos estudos advindos da linguística histórico-comparativa é substituída pela reprodução dos conteúdos gramaticais tradicionalmente previstos nos programas de ensino e nas gramáticas de feição prática.

Biografia do Autor

Fábio Albert Mesquita, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Francisco Eduardo Vieira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Adjunto II do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PGLE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do grupo de pesquisa HGEL - Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-10-23